O Perfil da Mulher Virtuosa
Provérbios 31:10 a 31
1º - Ela tem a confiança do se marido
Provérbios 31:11 – O seu marido confia nela e nunca ficará pobre
“O coração do seu marido confia nela, e não haverá falta de ganho”.
A mulher virtuosa é uma pessoa de confiança, pois, cuida bem do relacionamento com o marido, reconhece que são necessários cuidados especiais para que possa sobreviver.
Áreas que o marido precisa confiar na sua esposa:
- Na fidelidade dela para com ele, ele é sempre o único a receber seu amor e carinho;
- Na área financeira, ele deve saber que ela gastará o seu dinheiro da melhor maneira possível. Procura sempre pechinchar, trabalha com as próprias mãos e até ganha dinheiro para ajudar a suprir as necessidades da família. A área financeira pode causar muitos desentendimentos entre o casal e o coração do marido precisa confiar na sua esposa nessa área;
- Na educação dos filhos, aos olhos de Deus, a maior responsabilidade na disciplina e educação dos filhos cabe ao homem, ao pai. O marido precisa que sua esposa seja fiel aos alvos e princípios que ambos estabeleceram para seus filhos.
2º Ela “faz bem” ao seu marido
Provérbios 31:12 - “Em todos os dias da sua vida, ela só lhe faz o bem e nunca o mal”.
Está ai, um segredo para um casamento feliz. Quando Deus criou a mulher, Ele tinha um propósito muito especial para ela. Ele criou para o homem “uma auxiliadora que lhe fosse idônea” – uma pessoa companheira para apoiá-lo, encorajá-lo e completá-lo.
Nos dias atuais temos visto muito esforço por parte das mulheres para equipararem-se aos homens em muitos aspectos, dando a impressão, de se vingar das injustiças sofridas no passado. Então tudo parece uma grande competição.
A Bíblia assegura: “e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” João 8:32. A verdade é que Deus quer que façamos bem aos nossos maridos. Ele criou a mulher para completar o seu marido, e não para competir com ele.
Isso não quer dizer que a mulher não possa ter uma profissão, desenvolver uma carreira. A mulher mencionada no texto de Provérbios 31:24, “Ela faz roupas e cintos para vender aos comerciantes”, trabalhava, ela não obteve sucesso sacrificando seu lar, sua família. A maneira mais segura de uma mulher ser feliz é viver com um homem feliz. O amor que dedicamos aos nossos maridos é o amor que recebemos de volta.
Provérbios 31:23 – “Seu marido é estimado por todos – é um dos principais cidadãos do lugar”. Conforme o trecho, o sucesso do marido é o sucesso da esposa. O versículo fala que o marido da esposa virtuosa é bem-sucedido e estimado por todos os juízes. Mas quem recebe o louvor pelo seu êxito e reconhecimento? A sua esposa! PV 31:31 “Dêem a ela o que merece por tudo o que faz, e que seja elogiada por todos”. É possível notar que, geralmente, por trás de um homem próspero e bem sucedido há sempre uma mulher contribuindo.
A mulher que faz bem ao seu marido é uma mulher realizada e amada.
3º - Ela se dedica às necessidades dos outros.
Provérbios 31:20 - “Ajuda os pobres e necessitados”.
A mulher virtuosa não é egoísta. Ela é sensível às carências dos necessitados.
Vemos que ela se dedica ao marido, e essa mesma dedicação é demonstrada no seu relacionamento com os filhos e com o próximo.
Ela costura para sua Família, (Provérbios 31:13 e 19); não hesita em andar até a melhor padaria para comprar o melhor o pão mais gostoso, (Provérbios 31:14); bem cedo, prepara as refeições, (Provérbios 31:15); tem uma vinha, (Provérbios 31:16); sabe examinar o que compra e investir; providência roupa quente e cobertores antes que chegue o inverno, (Provérbios 31:21 e 22); e ela faz tudo isso de “bom grado” (Provérbios 31:13).
4º Ela se cuida
É interessante também notar que a mulher virtuosa dedicava tempo a si mesma. Aparentemente, ela até fazia ginástica! Provérbios 31:17 “Cinge os lombos de força e fortalece os braços”. É muito importante cuidar do corpo e da saúde que Deus dá.
A mulher virtuosa reconhecia seu próprio valor e seus pontos positivos. Provérbios 31:18 " Ela percebe que seu ganho é bom;a sua lâmpada não se apaga.
Ela cuida de sua aparência Provérbios31:22 "Faz para si cobertas, veste-se de linho e de púrpura".
A mulher virtuosa reconhecia seu próprio valor e seus pontos positivos. Provérbios 31:18 " Ela percebe que seu ganho é bom;a sua lâmpada não se apaga.
Ela cuida de sua aparência Provérbios31:22 "Faz para si cobertas, veste-se de linho e de púrpura".
5º - Ela atende o bom andamento da sua casa
Provérbios 31.27 “Ela nunca tem preguiça e esta sempre cuidando da sua família”. Obviamente ela não é preguiçosa, só de lermos as inúmeras atividades que ela faz, já ficamos cansados. Ela não tem tempo para ficar com sua mente vazia, pois aí esta o perigo de quem não se ocupa com algo. Muitos dos maiores problemas que muitas mulheres enfrentam é o de uma vida monótona e sem realização.
A mulher que Deus descreve em Provérbios 31:15 “Ela se levanta de madrugada para preparar comida para família e para dar ordens às empregadas”. Certamente não há problema em termos alguém para fazer serviços em nossa casa, observe que a mulher se envolve e delega as tarefas a serem realizadas, ela controla as atividades e o ambiente do seu lar. Precisamos tomar cuidados para que isso não seja uma tentação, uma porta aberta para fugirmos e deixarmos os nossos filhos e nossas obrigações nas mãos de outras pessoas. Devemos aproveitar a ajuda que recebemos para fazer coisas “especiais” para nossa família; estar disponíveis quando nossos filhos precisarem de nós; para procurar meios criativos de ajudar nossos maridos.
Para algumas mulheres dos dias de hoje, o problema é a correria, muito comum em nossos dias. Se a preguiça é ruim, isso não quer dizer que a correria é a solução! Tanto uma como a outra são prejudiciais.
A mulher virtuosa estava envolvida em diversas atividades, mas, baseado no texto podemos dizer que ela organizava e estava consciente de suas prioridades. Suas atividades não interferiam na estabilidade de seu lar de sua família. Provérbios 31:28 “Os seus filhos a respeitam e falam bem dela, e o seu marido a elogia”.
6º Ela tem teme ao Senhor
Provérbios 31;30 “A formosura é uma ilusão, e a beleza acaba, mas a mulher que teme ao Senhor Deus será louvada”. A mulher virtuosa tem tempo para Deus, ela busca a direção de Deus para cada situação em seu lar e não confia no conselho instável do mundo. Nossa sociedade tem muito a dizer sobre como a mulher deve agir, como ela deve educar os filhos, quais devem ser suas responsabilidades para com o marido etc. Mas a mulher virtuosa que teme ao Senhor sabe e vive. Salmo 127:1 “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam”; Provérbios 14:1 “A mulher sábia constrói seu lar, mas a que não tem juízo o destrói com as próprias mãos”; Provérbios 11:29 “Quem dirige mal a sua casa acaba sem nada, quem não tem juízo será escravo de quem é sábio”.
Conclusão:
Será que é vantajoso ser uma mulher virtuosa?
- Deus a chama de “preciosa”;
- Os filhos a chamam de “ditosa”;
- E o seu marido diz: Há muitas mulheres virtuosas neste mundo, mas você é a melhor de todas.
Pastora Leila
Ministério Famílias com Cristo
Nenhum comentário:
Postar um comentário