Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

04 - Conhecendo Deus - Os Seus atributos

            Atributos de uma pessoa é o conjunto de suas características, qualidades, propriedades, virtudes ou perfeições, as quais as distinguem de todas as demais pessoas.
            Atributos de Deus é o conjunto das Suas características, qualidades, inerentes á natureza de Deus através dos quais Ele atua no universo. É importante saber como Deus é para saber como Ele age. Deus sempre age com base no que Ele é nunca com base no que somos ou no que fazemos.
            Podemos dizer que os atributos de Deus são divididos em duas partes, Atributos Naturais e Atributos Morais.
1 - ATRIBUTOS NATURAIS DE DEUS.

            Os atributos naturais de DEUS são inerentes apenas, e tão somente, a DEUS, ou seja, são atributos que só DEUS e ninguém ou nada mais os possui. É aqueles que distinguem Deus como Deus, eles fazem de Deus, um Deus inigualável.
            Os atributos naturais de DEUS referem-se à sua natureza e mostram como Deus é.
            Os atributos naturais de DEUS são:
A - ONIPRESENÇA.
B - ONISCIÊNCIA.
C - ONIPOTÊNCIA.
D - UNIDADE.
E - INFINIDADE.
F - IMUTABILIDADE.

A - ONIPRESENÇA.

            A onipresença de DEUS é a capacidade que só DEUS possui de poder estar em todos os lugares, ao mesmo tempo. Essa capacidade significa que Deus preenche cada parte do espaço com a plenitude de sua presença, “Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar às asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá”, Salmo 139:7-10; “Por isso hoje saberás, e refletirás no teu coração, que só o SENHOR é Deus, em cima no céu e em baixo na terra; nenhum outro há”, (Deuteronômio 4:39); “Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons”, (Provérbios 15:3); “Assim diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés; que casa me edificaríeis vós? E qual seria o lugar do meu descanso?” (Isaías 66:1); “Porventura sou eu Deus de perto, diz o SENHOR, e não também Deus de longe? Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o SENHOR. Porventura não encho eu os céus e a terra? diz o SENHOR”, (Jeremias 23:23-24). Deus enche os céus e a terra e estes não podem contê-lo, “Mas, na verdade, habitaria Deus na terra? Eis que os céus, e até o céu dos céus, não te poderiam conter, quanto menos esta casa que eu tenho edificado”, (1ª Reis 8:27).

B - ONISCIÊNCIA.

            A onisciência de DEUS é a capacidade que só DEUS tem de saber tudo, quanto ao passado, presente e futuro. Nada escapa ao conhecimento de Deus. Ele conhece as circunstâncias, bem como os pensamentos e desejos dos seres humanos e nada lhe está oculto. “Ouve tu então nos céus, assento da tua habitação, e perdoa, e age, e dá a cada um conforme a todos os seus caminhos, e segundo vires o seu coração, porque só tu conheces o coração de todos os filhos dos homens”, (1ª Reis 8:39); “SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces”, (Salmo 139:1-4); “E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar”, (Hebreus 4:13); “Sabendo que, se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas”, (1ª João 3:20). Seu conhecimento é profundo e infinito, “Grande é o nosso Senhor, e de grande poder; o seu entendimento é infinito” (Salmo 147:5), passado presente e futuro, nada lhe está oculto. Deus sabe de todas as coisas.

C - ONIPOTÊNCIA.

            A onipotência de DEUS é a capacidade que só DEUS possui de ter todo o poder, (DEUS é Todo-Poderoso). O poder de Deus é a sua capacidade de fazer acontecer aquilo que deseja e determina que aconteça, seja na área física, moral ou espiritual. Ele pode trazer a existência até mesmo aquilo que não existe, “Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus; de modo que o visível não foi feito daquilo que se vê”, (Hebreus 11:3). Deus não somente elabora, mas executa seus planos sem interferência.

- ONIPOTÊNCIA MORAL.
            A onipotência moral de DEUS é a capacidade que só DEUS possui de jamais pecar. DEUS não é, nem tentado pelo mal, “Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta”, (Tiago 1:13).
            Se DEUS cometesse pecado, não seria DEUS.
            É importante notar que, a ONIPOTÊNCIA de DEUS está sempre voltada para o bem, jamais para o mal, não poderia ser diferente, porque a sua benignidade dura para sempre, “Louvai ao Deus dos céus; porque a sua benignidade dura para sempre”, (Salmos 136:26), não poderia ser diferente, porque que DEUS é amor, “Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor”, (1ª João 4:8).

D - UNIDADE.

            A onipresença, onisciência e onipotência de DEUS nos dão a idéia real da sua unidade.
            Na sua onipresença, temos a presença de DEUS onde quer que seja.
            Na sua onisciência, temos o conhecimento total de DEUS acerca de tudo.
            Na sua onipotência, temos o poder ilimitado DEUS.
            Somados aos atributos morais que serão estudados daqui a pouco, vemos que.
            Na sua santidade, temos que, em DEUS não há nada que não seja santo.
            Na sua justiça, temos que, em DEUS não há nada injusto.
            No seu amor, sabemos que, em DEUS não há nada que não seja amor.
            Com todos os seus atributos, DEUS age uniformemente, de tal forma que, quando no uso de qualquer um de seus atributos, não há neutralização, diminuição ou contradição alguma com todos os demais. A UNIDADE DE DEUS É SEM PARALELO.

E – INFINIDADE - (ETERNO).

            Isso indica uma realidade, que Deus não teve princípio e nem fim. Deus é um ser incriado que existe sem depender de qualquer coisa no universo, “Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós”, (Êxodo 3:13 e 14). Ele tem vida própria e ninguém pode tirá-la. A infinidade de DEUS é sua qualidade de ser infinito em:

- SUA PRESENÇA (ONIPRESENÇA).
- SEU CONHECIMENTO (ONISCIÊNCIA).
- SEU PODER (ONIPOTÊNCIA).
- SUA SANTIDADE.
- SUA JUSTIÇA.
- SEU AMOR.

            Não há a mais remota, possibilidade de qualquer atributo de DEUS chegar ao fim.

F - IMUTABILIDADE.

            Imutabilidade é a capacidade que só DEUS tem de jamais mudar os seus propósitos, “O conselho do SENHOR permanece para sempre; os intentos do seu coração de geração em geração”, (Salmo 33:11); “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente”, (Hebreus 13:8); “Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação”, (Tiago 1:17).
            Além disso, a lógica nos leva a crer que, com certeza, DEUS jamais deixará de ser onipresente, onisciente, onipotente, santidade, justiça nem amor.
            Há várias passagens BÍBLICAS que, em virtude de se referirem a arrependimento de DEUS, aparentemente, contradizem a IMUTABILIDADE DE DEUS, “Então arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração. E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito”, (Gênesis 6:6−7); “Então o SENHOR arrependeu-se do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo”, (Êxodo 32:14); “Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir, e não cumpriu as minhas palavras. Então Samuel se contristou, e toda a noite clamou ao SENHOR”, (1ª Samuel 15:11); “Pois o SENHOR julgará o seu povo, e se arrependerá com respeito aos seus servos”, (Salmo 135:14). Porém, o arrependimento de DEUS é diferente do arrependimento humano.
            Quando o homem se arrepende de alguma coisa é porque muda seu modo de pensar por haver feito algo que não devia ter feito. Depois dessa sua mudança, muda seu modo de agir.
            Já o arrependimento de DEUS acontece apenas no modo de agir. Isto em virtude de DEUS ser, totalmente, justo, por isso, não faz nada errado que necessite de arrependimento semelhante ao do ser humano.

Que Deus o(a) abençoe!

Pastor Wanderley

Ministério Celular Famílias com Cristo


Nenhum comentário:

Postar um comentário