Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

01 - O que é importante para você que está começando

            Agora que você já aceitou a Cristo e está em comunhão com Deus, você deverá ter desejo de aprender como andar perto dEle. A Bíblia chama isso de crescer "na graça e conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo", (2ª Pedro 3:18).
            Vamos ver algumas atitudes que podem ajudar nesse crescimento:

1 - Leia a Bíblia diariamente
            A Bíblia é a Palavra de Deus. Ela anuncia as Boas Novas de perdão e vida eterna, e ainda responderá às várias dúvidas que você terá à medida que tentar viver de maneira a agradar a Deus. Ela capacitará você a estar "perfeitamente preparado para toda a boa obra", (2ª Timóteo 3:17).
            Algumas sugestões para sua leitura diária da Bíblia:
A. Leia o Novo Testamento nessa ordem:
            - Primeiro, leia todo o Evangelho de João, um capítulo por dia. Ele o ajudará a entender os princípios básicos do Evangelho. Leia também um capítulo de Provérbios a cada dia, por exemplo: dia 1, Provérbios cap. 1 e assim por diante. Este livro ajuda adquirir sabedoria e bom senso para fortalecer o seu relacionamento com outras pessoas.
             - Depois o livro de Atos. Você vai conhecer a incrível história de como os primeiros discípulos de Jesus espalharam as Boas Novas da Sua morte e ressurreição.
             - A seguir, leia as cartas que os apóstolos de Jesus escreveram para os seus primeiros discípulos, aqueles que eram novos na fé, assim como você. Essas cartas vão do livro de Romanos até a terceira Carta de João.
             - Depois, volte para os evangelhos e leia um destes: Mateus, Marcos ou Lucas.
             - Depois leia o Livro de Salmos. Este é o livro de adoração do Velho Testamento, para enriquecer a sua devoção a Deus.
             - Depois comece a ler a Bíblia toda começando de Gênesis; pois esta é a carta de DEUS para você e deve ser lida toda.

            O Espírito Santo ajudará você a ver a vida com a perspectiva de Deus. (Salmos 119:18).
            Surgirão muitas dúvidas ao fazer as leituras, Sempre que puder, converse com outras pessoas sobre o que você está aprendendo e sobre suas dúvidas.

2 - Ore Diariamente
            Fale sempre com Deus. Conte os seus problemas a Ele. Deixe-O carregar o peso dos seus problemas. (Leia Mateus 11:28; 1ª Pedro 5:7).
            Agradeça a Deus pelo que Ele é e pelo que fez por você. Reconheça sua fraqueza. Confesse seus pecados de maneira específica, (cada um deles). Ore pedindo por outras pessoas para que elas também venham a receber Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador.
            Sugestões para sua hora devocional diária:
- Defina um horário, de preferência pela manhã, quando você está descansado e sua mente mais tranqüila. Faça disso um hábito.
- Escolha um lugar tranqüilo, onde você possa ficar sozinho com Deus.
- Faça uma lista dos pedidos de oração; ore por você e por outras pessoas.
- Primeiro leia e medite sobre um texto das Escrituras e depois gaste alguns momentos em oração.
- Depois que este momento com Deus se encerrar, agradeça a Ele pelo dia que está começando ou terminando e por sua vida.

3 - Aprenda a Depender do Espírito Santo
            Deus, na verdade, é três pessoas em uma: Deus Pai, Deus Filho (Jesus Cristo) e Deus Espírito Santo. A Bíblia ensina que o Espírito Santo vive dentro daquele que realmente crê em Cristo e seguir a Ele, (João 14:16-17). A Bíblia diz que o Espírito Santo, por habitar em você, é o seu consolador e ajuda-lhe a entender a verdade revelada na Palavra de Deus, (João 14:26). O Espírito Santo: Ensinará, Guiará, Fortalecerá quando você precisar, Consolará, Edificará e Exortará.

4 - Freqüente uma Igreja Regularmente
            Quando você recebeu a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador pessoal, você iniciou um relacionamento não só com Jesus Cristo, mas também com outros, que tomaram este passo de fé. Não importa qual era a sua opinião antes, mas ir a igreja hoje é uma experiência rica e recompensadora.
            Através do ensino e da pregação da Palavra de Deus a sua compreensão dela será cada vez maior. Você terá oportunidade de fazer perguntas e discutir sobre as Escrituras com outras pessoas. Você aprenderá a adorar a Deus, isto é, louvá-Lo por tudo que Ele é, e agradecer por tudo que Ele tem feito por você.
            Adorando, aprendendo e servindo com outros cristãos, você descobrirá outras pessoas com quem pode ter uma amizade duradoura, uma amizade, que será para toda a eternidade.
            Freqüente uma classe de Estudos Bíblicos para que possa aprender melhor a Palavra de DEUS.

5 - Aprenda a Livrar-se de Suas Dúvidas
            Poderá haver momentos onde você terá dúvidas de que realmente é filho de Deus. Poderá haver algumas grandes falhas na sua vida cristã. Você poderá se pegar pensando em coisas que um crente não deveria pensar. Poderá ser perturbado por pecados não confessados. Quando isso acontecer, será bom você se lembrar que não foi salvo por causa das coisas boas que fez, mas pelo que Cristo fez por você. Fique certo que se você já recebeu Jesus Cristo pela fé, agora é um filho de Deus.
            Lembre-se “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. (1ª João 1:9).

6 - Aprenda a Viver Um Dia de Cada Vez
            Ficamos ansiosos com muita freqüência! Ficamos doentes de preocupação com o que pode acontecer amanhã.
            A Bíblia nos ensina a não ficarmos ansiosos sobre o que pode acontecer amanhã, (Mateus 6:33-34). Em outras palavras, a graça de Deus é suficiente para o desafio de cada dia.

7 - Aprenda Sobre a Benção do Sofrimento
            Dificuldades, enfermidades e todos os tipos de sofrimentos ganham outro sentido quando você tem Cristo em sua vida. Você passa a ver as dificuldades, as enfermidades e todos os tipos de sofrimento com outros olhos quando tem Jesus Cristo no coração.  
            Ao invés de ficar despedaçado, você pode ser fortalecido. Ao invés de ser um peso para outras pessoas, você pode ser uma bênção. Quando você perceber qual é a dimensão, o consolo e a força de Deus através das experiências da vida, você crescerá na fé.
 8 - Aprenda a Lidar Com a Tentação
            A tentação é parte da vida. Ela já existia antes de você receber a Jesus e ainda existe. Não é pecado ter maus pensamentos de vez em quando. No entanto, é pecado escolher abrigar tais pensamentos na sua mente constantemente. Leia o que a Bíblia diz em (Mateus 26:41).
            Quando Jesus foi tentado no deserto, Ele respondeu ao diabo usando a Escritura. Três vezes Ele disse: "Está escrito..." (Mateus 4:4, 7 e 10). Esteja preparado para a tentação orando e usando o seu conhecimento da Palavra de Deus.
            A Bíblia diz: "Não veio sobre vós tentação, senão humana. E fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar". (1ª Coríntios 10:13).
            Esteja preparado para tirar vantagem da "saída" de Deus para a tentação, quer seja "fugindo" do local de tentação, (1ª Timóteo 6:11), ou ficando no local e "resistindo" a ela, (Tiago 4:7).

9 - Fale aos outros sobre Jesus
            Deixe que outros saibam sobre a sua nova vida com Cristo, através das suas palavras ou de atitudes, é uma das experiências mais compensadoras que você pode ter. O apóstolo Pedro nos incentiva dizendo: "estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós". (1ª Pedro 3:15).

            Que Deus o(a) abençoe!

Pastor Wanderley
Ministério Celular Famílias com Cristo

P.S. Se tiver interesse de fazer este curso de forma completa, (Aposlita e Questionário), nos envie um e-mail com seus dados e lhe enviaremos os curso. E ao final do curso um lindo diploma.
Dados:
Nome:
Endereço: (Completo)
Telefone:
E-mail:
Curso "Começando uma Nova Vida"
Você quer o curso por:  (   ) E-mail             (    ) Correio

Aguardamos sua resposta !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário