Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

A responsabilidade é minha

 Tu, pois, filho do homem, dize à casa de Israel: Assim falais vós, dizendo: Visto que as nossas transgressões e os nossos pecados estão sobre nós, e nós desfalecemos neles, como viveremos então?  Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel?  Tu, pois, filho do homem, dize aos filhos do teu povo: A justiça do justo não o livrará no dia da sua transgressão; e quanto à impiedade do ímpio, não cairá por ela, no dia em que se converter da sua impiedade; nem o justo poderá viver pela sua justiça no dia em que pecar. Quando eu disser ao justo que certamente viverá, e ele, confiando na sua justiça, praticar a iniqüidade, não virão à memória todas as suas justiças, mas na sua iniqüidade, que pratica, ele morrerá. Quando eu também disser ao ímpio: Certamente morrerás; se ele se converter do seu pecado, e praticar juízo e justiça, Restituindo esse ímpio o penhor, indenizando o que furtou, andando nos estatutos da vida, e não praticando iniqüidade, certamente viverá, não morrerá.  De todos os seus pecados que cometeu não se terá memória contra ele; juízo e justiça fez, certamente viverá.  Todavia os filhos do teu povo dizem: Não é justo o caminho do Senhor; mas o próprio caminho deles é que não é justo. Desviando-se o justo da sua justiça, e praticando iniqüidade, morrerá nela. E, convertendo-se o ímpio da sua impiedade, e praticando juízo e justiça, ele viverá por eles. Todavia, vós dizeis: Não é justo o caminho do Senhor; julgar-vos-ei a cada um conforme os seus caminhos, ó casa de Israel.  (Ezequiel 33 : 10-20).

            Os desejos que Deus tem para o ser humano são maravilhosos, Ele jamais desejaria a morte de qualquer um que seja. E o Seu principal desejo é se reconciliar com o homem, é ter de volta comunhão com o ser humano.
            Por causa de Adão e Eva, fomos separados de Deus, o nosso pecado nos separou, “Pois são os pecados de vocês que os separam do seu Deus, são as maldades que fazem com que Ele se esconda de vocês e não atenda as suas orações” - (Isaías 55:2), mas esse não é um desejo de Deus.
            Por causa do pecado fomos alienados, não enxergamos mais a vontade de  Deus para cada um de nós. Isso é a rebelião do ser humano contra Deus.
            Alguns podem dizer, eu não peco contra Deus! Mas se isso fosse verdade a Palavra de Deus seria mentirosa, pois ela diz: Todos pecaram e destituídos, (separados), estão da glória de Deus” – (Romanos 3:23), ela não faz separação dizendo alguns pecaram, mas é clara, “TODOS”. Sendo assim, eu faço parte desse “todos” e você também faz.
            E isso é um dilema na nossa vida: De um lado Deus, como um pai amoroso, que quer nos ter próximos a Ele, e de outro lado nossa insistência em pecar e permanecer separados de Deus.
            Achamos que já estamos fazendo muito de ir a igreja todos os domingos, já estamos dando nosso “dízimo”, com os outros dias da semana faço o que eu quiser da minha vida.
            E esse pecado acaba se tornando um peso para nós, acaba nos consumindo, Tu, pois, filho do homem, dize à casa de Israel: Assim falais vós, dizendo: Visto que as nossas transgressões e os nossos pecados estão sobre nós, e nós desfalecemos neles, como viveremos então?” - (v. 10). Causando até a morte muitas vezes, mas Deus diz que não se alegra com a morte de um pecador, e que o desejo dEle é que parassem de fazer o mal e vivesse. Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel?” - (v. 11).
            Mas as coisas não são bem assim.

O que podemos fazer para mudar essa situação?

            A Palavra de Deus nos ensina, se queremos aprender: “O ensinamento verdadeiro e que deve ser crido e aceito de todo coração é este: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior” – (I Timóteo 1:15). E por que Ele fez isso? Para demonstrar amor, por cada um de nós, “Mas Deus nos mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por nós, quando ainda vivíamos em pecado” – (Romanos 5:8).
            Ele não esperou que pecássemos para depois se entregar na cruz, por cada um de nós, mas tomou a atitude, sabendo que pecaríamos. E por ter amor incondicional por cada um de nós já se remiu antes.
            Muitas vezes fazemos esse ato inválido, sem valor. Talvez precisemos que Ele faça novamente a cada dia, precisamos ver Ele tomar novamente essa decisão, pois o que Ele fez a mais de dois mil anos, já não tem mais valor.
            De nada adianta acertarmos 100 vezes e errar apenas uma, nosso pecado vai nos encaminhar ao inferno. Mas quando nos arrependemos e mudamos nossa vida, não importam mais os sem erros que cometemos e sim esse acerto, recebemos salvação através desse acerto.
            Quando vamos a um médico, e estamos com algum problema, o médico nos diz para mudarmos algumas atitudes de nossa vida, como alimentação, por exemplo, se não vamos morrer. Se quisermos viver nós acatamos a decisão do médico prontamente, pois ele sabe o que está dizendo.
            Mas quando se trata da Palavra de Deus, muitos de nós duvidamos, posso pecar à vontade, Deus não vai me matar, pois Ele é um Deus de amor. A Palavra é clara: “eu gostaria que parassem de fazer o mal e vivessem...” (v.. 11), o que Ele quer dizer é que se continuarmos a fazer o mal, pecarmos, vamos morrer.
            Acreditamos mais nos homens, e pensamos que as coisas escritas na Palavra de Deus, foram escritas para aquela época, para aquele tempo, e não para hoje, não para mim, Todavia os filhos do teu povo dizem: Não é justo o caminho do Senhor; mas o próprio caminho deles é que não é justo”, - (v. 17). Esse é o engano que o diabo tem colocado em nossas vidas.

E Como buscar a reconciliação?

            Primeiro devemos aceitar o fato de que somos pecadores, separados de Deus e dos seus propósitos para nossa vida.
            Só podemos retornar para os braços do pai, quando acreditamos que Ele tem o melhor para cada um de nós.

            Depois devemos ter Fé, recebendo Jesus Cristo como nosso Salvador e Senhor: “Porém aos que creram nEle e o receberam, a estes deu o direito de se tornarem filhos de Deus” (João 1:12). Não basta aceitarmos Jesus como Salvador pessoal, somente esse ato nos faz conhecedor que Ele pode salvar, mas quando o recebemos como o Senhor de nossas vidas, nossas atitudes mudam, pois nos preocupamos com o que Ele pensa de nós, como ele nos vê. Quando trabalhamos e temos um chefe, sempre nos preocupamos com o que ele acha do nosso serviço, procuramos fazer sempre o melhor quando o chefe está perto, mostrar que estamos trabalhando bem, para impressioná-lo. Mas quando se trata do Senhor, não damos muita importância a isso, e levamos nossa vida de qualquer jeito.

CONCLUSÃO

            Devemos mudar nossas atitudes, voltar ao primeiro amor, buscar a vontade do Senhor para nossas vidas. O Senhor não quer perder nenhum dos seus. Ele tem o melhor para nossas vidas.
            Ele quer o melhor para nossas vidas, “Eu mesmo serei o pastor do meu rebanho e encontrarei um lugar onde as ovelhas possam descansar. Sou eu, o Senhor Deus, quem está falando. Procurarei as ovelhas perdidas, trarei de volta as que se desviaram, farei curativos nas machucadas e tratarei das doentes” – (Ezequiel 34 : 15 e 16ª). Aqui podemos ver a confirmação do amor que Deus tem por cada um de nós, e o cuidado por nós. Ele se preocupa com os seus.
            Que Deus nos abençoe.
Pastor Wanderley
Ministério Celular Famílias com Cristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário