Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Intimidade com Deus

“E não vos conformeis com este mundo, mas sede transformados
pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis
qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”,
(Romanos 12:2).

            A intimidade com Deus é mostrada quando há transformação, e ela vem de dentro para fora.
            “Os segredos, (intimidade), do Senhor é para os que o temem, a esse ele faz conhecer a sua aliança”, (Salmos 25:14). A intimidade é o elemento espiritual fundamental que todo o cristão deve buscar, pois se trata de um relacionamento profundo com Deus. Porém,  infelizmente, o Corpo de Cristo não tem dado o devido valor.
             “Intimidade”, segundo o Dicionário Aurélio é; “Vida íntima; vida particular; Que está muito dentro; Que atua no interior; Muito cordial, afetuoso; Estreitamente ligado por afeição e confiança”. Observe aqui a definição que diz que o íntimo “atua no interior”.
            Ser íntimo de alguém requer tempo e esforço para conhecer e ser conhecido por esse alguém como você realmente é. Intimidade é conhecer o outro profundamente. É conhecer os anseios, os desejos e os segredos do coração do outro, assim é a intimidade com Deus: é conhecê-lo profundamente, atendendo aos desejos do Seu coração.
             Quando há intimidade há transformação de dentro para fora, porque você está em Deus e Ele está em você. Assim como no casamento, se o relacionamento não for trabalhado, cultivado, o amor esfria, empobrece, você não conhece mais o outro e, assim, passa a se sentir sem identidade: “O que eu fiz?”; “Por que o Senhor não está feliz comigo?”.
             Intimidade com Deus é um tesouro escondido e é preciso explora-la. Embora a salvação seja de graça, a intimidade tem um preço que nem todos estão dispostos a pagar. É o preço da disposição de tempo, de negar as coisas do mundo, de por um momento parar tudo para sentir e ouvir o que Deus tem a dizer.
             Intimidade não é orar mecanicamente. É gastar tempo de diálogo com Deus como fez o salmista no Salmo 139; é tempo de qualidade. “Intimidade é para os que temem ao Senhor”, (Salmos 25:14), pois o temor é o primeiro passo para ter acesso à intimidade do Senhor, aos segredos do Seu coração.
            Os que temem ao Senhor são atraídos por conhecê-Lo, deixando-O agir em suas vidas não de forma limitada, mas em todas as áreas. Na intimidade Deus é participante e livre para agir em qualquer área ou circunstância da vida de alguém. Na intimidade Deus faz o que Ele quer e quando quer, no tempo determinado por Ele.
            A intimidade tem alguns elementos importantes que descrevem sua definição:
             Intimidade é sacrifício de tempo:
            Seja apropriado ou não, vivendo como imitadores de Cristo, “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave”, (Efésios 5:1-2).

             Intimidade é privilégio de poucos:
             “Intimidade é para os que temem ao Senhor”, (Salmos 25:14), para os dispostos, “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes”, (Jeremias 33:3) e para os sinceros, retos, “Porque o perverso é abominável ao SENHOR, mas com os sinceros ele tem intimidade”, (Provérbios 3:32).

             Intimidade é desafio:
            Quem está disposto? Novamente para os que o temem, (Salmo 25:14); para os que o buscam e o buscam de coração, “Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”, (Isaias 55:6), e “E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. E serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei voltar os vossos cativos e congregar-vos-ei de todas as nações, e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o SENHOR, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei”, Jeremias 29:13-14), e desafio para aquele que é limpo de mãos e puro de coração, “Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. Este receberá a bênção do SENHOR e a justiça do Deus da sua salvação”, (Salmo 24:3-5).

             Intimidade é oferta:
            É o desejo de estar com Deus ofertando todo o seu ser em busca da presença Dele, “Quando tu disseste: Buscai o meu rosto; o meu coração disse a ti: O teu rosto, SENHOR, buscarei”, (Salmo 27:8). Buscar a presença do Senhor é uma escolha, um ato de oferta.

             Intimidade é amor e anelo, (desejo), pela presença com Deus:
            “Uma coisa pedi ao SENHOR, e a buscarei: que possa morar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR, e inquirir no seu templo”, (Salmo 27:4); “Ó Deus, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água; Para ver a tua força e a tua glória, como te vi no santuário. Porque a tua benignidade é melhor do que a vida, os meus lábios te louvarão. Assim eu te bendirei enquanto viver; em teu nome levantarei as minhas mãos”, (Salmo 63:1-4). É amando-O sobre todas as coisas, honrando-O não apenas em oração, mas, principalmente, em atitudes. Honrando-O com o próprio corpo como templo do Espírito Santo, “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?”, (1ª Coríntios 6:19). Nosso corpo como templo, tem que estar purificado para habitar o Deus Aba-Pai. O templo precisa estar reparado para que flua essa intimidade com Deus.
            Para isso precisamos meditar na Sua Palavra e se arrepender. Não ficar acomodado e buscar a presença de Deus enquanto é tempo.
            Que Deus o abençoe.

Baseado em MSG do Pr Marcio Valadão

Pastor Wanderley
Ministério Famílias com Cristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário