Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

08 - Conhecendo Jesus – Quem Ele é

O SIGINIFICADO DO NOME DE JESUS CRISTO
            JESUS - Este nome em grego, significa "Salvador". E em hebraico significa "Josué".
            CRISTO - Este nome é a forma grega, da palavra em Hebraico "Messias" que significa "Ungido ou Enviado". Portanto Jesus Cristo é o messias, ou o salvador ungido ou o salvador enviado.

OS OFÍCIOS DE CRISTO
            PROFETA - Profeta é aquele que fala e revela aos homens a vontade de Deus. Jesus é o centro da profecia bíblica e sua vida cumpriu as profecias que se encontram no velho testamento. Jesus não veio somente realizar a vontade do Pai, mas também veio revelar a vontade de Deus e manifestar sua natureza aos homens, (Hebreus 1:1-3). Pedro cita Moisés para revelar seu ofício de profeta, “Porque Moisés disse aos pais: O Senhor vosso Deus levantará de entre vossos irmãos um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser” (Atos 3.22). Jesus foi o maior dos profetas, pois além de falar de Deus, Ele é Deus. Ele fazia tudo o que o Pai mandava e falava tudo o que ouvira o Pai falar. Jesus muito profetizou, porém dentre as profecias, uma se destacava: "arrependei-vos, pois está próximo o reino dos céus", (Mateus 4:17).
            SACERDOTE - Sacerdote é aquele que representa o seu “povo” perante Deus. Sua função principal segundo o antigo testamento é a de confessar e fazer expiação pelos pecados. O sacerdote é um intercessor. Jesus era e é um sacerdote por excelência, pois além de ser nosso intercessor, Ele foi o próprio sacrifício para expiar nossas culpas e nos redimir de todo pecado. Jesus cumpriu a lei, sacrificou-se por nós e intercede por cada um de nós perante o Pai, (1ª Coríntios 15:3, Hebreus 7:26-27 e 1ª João 2:1-2).
            REI - Este título lhe é conferido, pois Ele é o Cristo ressurreto. Jesus tem toda autoridade nos céus e na terra, (Mateus 28:18). Agora no céu Ele está entronizado e vive e reina para sempre. Ele é descrito na bíblia como sendo um Rei soberano, Todo-Poderoso e Senhor dos Exércitos. Ele veio para estabelecer o Reino de Deus, (João 18:36-37), que é justiça, paz e alegria no Espírito Santo, (Romanos 14.17).

JESUS DESCRITO NOS EVANGELHOS
Em Mateus - Ele é visto como Messias e Rei.
Em Marcos - Ele é visto como Filho Servo.
Em Lucas - Ele é visto como o Salvador Divino Humano.
Em João - Ele é visto como Filho de Deus.

UM RESUMO DA HISTÓRIA DE JESUS
            SEU NASCIMENTO - Jesus nasceu em Belém da Judéia conforme indicava a profecia de Miquéias, (Miquéias 5:2). Ele nasceu de uma virgem chamada Maria, (Mateus 1:20), portanto Ele teve uma concepção imaculada no poder do Espírito Santo. No tempo de seu nascimento foi perseguido por Herodes, (Mateus 2:16-18), foi apresentado no templo ao oitavo dia conforme a lei de Moisés, (Lucas 2:22-24) e foi batizado antes de iniciar seu ministério terreno para dar cumprimento a justiça de Deus Pai, (Mateus 3:13-17).
            SEU MINISTÉRIO - Jesus deu início ao seu ministério com cerca de 30 anos, (Lucas 3:23), e o milagre que marcou este início foi o milagre da transformação da água em vinho, (João 2:1-11). Ele pregou as boas novas aos pobres, (Lucas 4:16-18) e fez muitos milagres, (Marcos 1:32-34). Logo Ele ficou conhecido por suas obras e seus ensinamentos, (Marcos 1:44 e 45).
            SEUS OPOSITORES E SUA PAIXÃO - Durante o seu ministério, Jesus enfrentou conflitos com os fariseus, saduceus e escribas que não aceitavam o seu testemunho. Foi traído por um de seus discípulos, (Mateus 26:47-49), e assim padeceu sob Pôncio Pilatos, (Marcos 15:15), sendo crucificado, (Lucas 23:33), morto, (Lucas 23:46), e sepultado, (Lucas 23:50-53), ressuscitando ao terceiro dia, (João 20:9).
            SUA RESSURREIÇÃO - Jesus predisse sua morte e ressurreição, (Marcos 8:.31). Após a ressurreição, Cristo apareceu aos seus discípulos durante quarenta dias, sendo elevado ao céu na presença deles, (Atos 1:3 e 9). Enquanto subia ao céu, dois anjos confirmaram sua palavra de que voltaria, (Atos 1:10-11) é lógico que isto não foi dito como uma ameaça e sim como uma promessa de esperança. A ressurreição é mencionada 104 vezes no Novo Testamento e o cristianismo é a única religião cujo fundador está vivo! Aleluia!
            SUA VOLTA IMINENTE - Na verdade, esta tem sido a grande esperança de toda cristandade. Porém, antes da sua volta, alguns sinais serão evidentes, (Mateus 24:5-14). Quando Jesus voltar, dar-se-á a concretização de todos os ideais cristãos, o cumprimento de todas as suas promessas. E após a sua volta o Reino de Deus será estabelecido de forma plena. Amém!

            Que Deus o(a) abençoe!

Pastor Wanderley
Ministério Celular Famílias com Cristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário