Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam.

domingo, 21 de outubro de 2012

07 - Conhecendo Jesus

JESUS É O SENHOR DE NOSSAS VIDAS

"Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim", (João 14:6).

            Na vida do cristão é importante conhecer a Jesus. Quando o povo, (Israel), foi liberto do Egito, das mãos de Faraó, além de chamar Moisés para que libertasse seu povo, mandou que dissesse a Faraó que o seu povo "era seu filho primogênito", (Êxodo 4:22). Deus enxergava seu povo como primogênito.
            E Deus gerou Jesus como primogênito de toda criação, “O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criaçäo; Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominaçöes, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele”, (Colossenses 1:15).
            Quando passamos a conhecer Jesus, passamos a conhecer o amor de Deus, a figura do Pai encarnada. A figura do Filho demonstra o amor do Pai “que tanto amou ao mundo, que o deu seu filho unigênito”, (João 3:16), como sacrifício pelos nossos pecados, e isto denota a sua infinita graça. É importante conhecer o Filho sob vários aspectos: sua natureza, seus ofícios, seu ministério e sua obra, pois desta forma poderemos visualizar melhor aquele que é o resplendor da glória de Deus, a expressão exata do Pai, JESUS.

LIÇÕES IMPORTANTES

JESUS CRISTO - O Filho de Deus e o Filho do Homem.

            A Bíblia é cristocêntrica, ou seja, podemos dizer que a palavra de Deus é voltada para a vida de Jesus Cristo, ou centrada em Jesus Cristo, “Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez”, (João 1:3).
            Sua existência não teve início, foi diferente de todos nós. O seu nascimento foi diferente, pois ele já existia antes da criação do mundo, “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus”, (João 1:1-2), e “E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele”, (Colossenses 1:17).
            Ele mesmo declarou isso em João, “E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse”, (João 17:5).
            A Bíblia apresenta Jesus como uma pessoa, mas com duas naturezas: a natureza divina e a natureza humana. Isto significa que, enquanto Jesus esteve aqui na terra, Ele era ao mesmo tempo homem e Deus.
            Possuía natureza divina, pois como filho de Deus ele foi concebido, (gerado), pelo Espírito Santo, “Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo”, (Mateus 1:18).
            Podemos entender melhor essa natureza divina lendo os textos: Mateus 8:26-27, Mateus 8:28-29, Mateus 9:24-26, Mateus 12:9-10, Mateus 14:19, Mateus 14:24-25, Mateus 28:5-10.
            Possuía natureza humana, pois como Filho do Homem veio a terra assumindo a forma humana, “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade”, (João 1.14), e verdadeiramente Jesus era homem, “Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens”, (Filipenses 2:6-7).
            Os textos abaixo comprovam que Jesus foi verdadeiramente humano enquanto esteve entre seus discípulos. Leia os textos e veja cada indicação da humanidade de Jesus: Lucas 2:6-7, Lucas 2:40-42, Lucas 8:23, Lucas 23:46, João 4:6, João 11:35
            Embora Jesus tivesse a natureza humana, a diferença que O distinguiu de nós é que Ele foi tentado em todas as coisas, como nós, porém não pecou. (Hebreus 4:14-15).
            A vinda de Jesus ao mundo já estava anunciada no Antigo Testamento desde o início, (Gênesis 3:15).
            Podemos relacionar as profecias do AT sendo cumpridas no NT.
- Miquéias 5:2 e Mateus 2:3-8
- Isaías 7:4 e Mateus 1:22-23
- Salmo 34:20 e João 19:33-36
- Isaías 52:13-53:12 e Mateus 27:29-54
            Concluímos, portanto que Jesus não está separado entre duas naturezas, na verdade Ele é Deus ao mesmo tempo em que é homem, e é homem ao mesmo tempo em que é Deus.
            E ainda, O Senhor virá novamente. Esta é a promessa que a Bíblia nos traz: “Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.” (Mateus 24:30).

Algumas declarações sobre Jesus na Bíblia

O que a Bíblia diz a respeito de Jesus:
Isaías 9:6-7
Isaías 61:1-3

O que Ele disse de si mesmo:
João 4:25-26
João 5:39
João 6:35
João 10:7
João 14:6

O que a Bíblia diz de seu reinado e ministério:
João 1:10-14
Mateus 3:16-17
Marcos 6.53-56
Lucas 1:31-33

            Que Deus o(a) abençoe!

Pastor Wanderley
Ministério Celular Famílias com Cristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário