Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Basta apenas tocar o Seu Manto

(Jesus foi com ele, e seguia-o uma grande multidão, que o apertava. Ora, certa mulher, que havia doze anos padecia de uma hemorragia, e que tinha sofrido bastante às mãos de muitos médicos, e despendido tudo quanto possuía sem nada aproveitar, antes indo a pior, tendo ouvido falar a respeito de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou-lhe o manto; porque dizia: Se tão-somente tocar-lhe as vestes, ficaria curada. E imediatamente cessou a sua hemorragia; e sentiu no corpo estar já curada do seu mal.
Marcos 5 : 24 – 29)

         O poder do toque é algo espetacular. É maravilhoso poder tocar em alguém que amamos. Um filho, uma filha, o pai, a mãe, a esposa, o marido, a namorada, tocar um amigo querido...
         Muito mais maravilhoso é poder tocar em Jesus.
         Essa é a história dessa mulher na Bíblia que retrata que basta apenas tocar no Seu Manto.
         Somente Deus sabia o quanto àquela mulher estava sofrendo. Sofria com essa hemorragia uterina há doze longos anos. Era considerada imunda pelas leis dos rabinos e sujeita às proibições conforme o livro levítico: não podia tocar nas pessoas ou ser tocada por elas.
         A sinagoga a colocara no ostracismo. Para a sociedade ela não existia. Ela pensava ser abandonada também por Deus. Já havia orado. Implorado. E, por longos doze anos, Deus silenciara.
          Durante esse tempo, fora posta fora da cidade, empurrada escada abaixo. Desde então, vivia escondida pelos cantos e becos da cidade, conservando apenas um resto de esperança.
          Passando de médico em médico, havia tentado livrar-se desse mal. Os doutores haviam a enchido de esperança, tinham a lotado de remédio, mas a única coisa que dela extraíram foi o dinheiro.
          Agora, porém não tinha mais recursos. E como não tinha mais dinheiro, os médicos finalmente admitiam que não havia cura para ela. Sua vida estava em declínio.
         A perda constante de sangue ao longo desses anos tinha o seu tributo. Estava anêmica, pálida e cansada. Muito cansada. Cansada da vergonha, do estigma, dos charlatões. Somente Deus sabia o quanto ela tinha sofrido. Já não tinha mais ilusões. E sem ilusões, desvaneceram-se os seus sonhos. O sofrimento também era responsável pela destruição da esperança.

         Mas isto estava para mudar, pois corriam histórias sobre outro médico que poderia recolher todas as peças desse sonho. Um médico que não cobraria nada por isso. Um médico que não teria nada mais na agenda a não ser curar um mundo doentio.
          Tinha ouvido falar de um médico, aquele Jesus que vem ao encontro dos doentes, e não dos cheios de saúde. Que não vem aos fortes, mas aos oprimidos, que se dirige não àqueles cuja vida está em ordem, mas àqueles cuja vida física e moral está num verdadeiro caos.
          Também ouviu falar dos sucessos de Jesus entre os até então incuráveis: a cura de um endemoninhado... O ressuscitar do filho morto de uma viúva... A cura de um leproso.
         Um leproso, ela pensa. Outro intocável. Outro órfão, agarrado pelo cangote e jogado fora pela porta dos fundos da sociedade.
         O Divino médico apenas tocou esse homem destruído pela doença e imediatamente o tornou limpo e perfeito. Certamente, imagina, se eu encontrar esse Jesus e apenas tocar em Seu manto, também serei purificada, curada e perfeita.

         E assim, com aquela pequena porção de fé, esta mulher tão frágil, abre seu caminho, costurando-se através da multidão.
         O corpo cansado é empurrado por aqueles que se aglomeram ao redor de Jesus. Eles estão empurrando, acotovelando-se e esbarrando nEle, curiosos, aflitos, desesperados.
         Esta mulher desesperada ergue a mão vazia por uma fenda aberta na multidão e, por um rápido momento, agarra uma ponta do manto dEle. Jesus imediatamente se volta. Não tanto pela pressão da mão dela, mas pela força da fé daquela mulher.
         Flui Seu poder para aquela pobre mulher com hemorragia, e no mesmo instante ela sente voltar o vigor de sua saúde juvenil. Embebida nesses pensamentos, afrouxa a mão que segurava o manto e é arrastada pela multidão.

         Mas Jesus não deixa que ela se vá. Apesar dos empurrões provocados pela multidão, aquele toque fora diferente. Ao senti-lo, interrompeu seu andar. Quão prontamente Jesus responde à mão estendida em súplica de fé.
          Obediente ao Seu chamado ela vem trêmula, corada de vergonha, cheia de medo... Mas vem. Entre as palavras da sua confissão, interrompidas pelo soluçar, Jesus vê a história inteira de tristeza desses últimos doze anos.
         Vê o isolamento, a introspecção, a insegurança. Somente Deus sabe o quanto ela havia sofrido.
         A multidão se apaga nos olhos lacrimejantes da mulher. Por um momento, no seu íntimo ela vê somente Jesus. E Ele também só vê ela. Face a face, médico e paciente.
         Com um suave chamar: “filha”, Ele dá a esta órfã um novo lar dentro da família de Deus. Concede-lhe a cura. E devolve-lhe os sonhos perdidos.

         E hoje, Jesus quer lhe oferecer cura. Basta somente ter um fio de fé, como aquela mulher. Acredite, se você quiser, também pode tocar na orla do manto de Jesus.

         Se seus sonhos da vida se foram, não importa as razões, procure tocar o manto de Cristo. Ele devolverá a você os seus sonhos dourados. E mais que isto: O sonho da vida eterna.

         Que Deus te abençoe.

Pastor Wanderley
Ministério Famílias com Cristo


Um comentário:

  1. é maravilhoso como DEUS age,estava precisando demais ouvir uma palavra como essa de alguém no dia a dia na minha vida,e fui encontrar aqui no meu momento de descanso,e nesse momento de descanso do meu dia foi mil vezes melhor por encontrar essa palavra que tanto precisava e que vai mudar minha vida daqui pra frente de acordo com a vontade de DEUS na minha vida.

    ResponderExcluir