Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

09 - Conhecendo o Espírito Santo

"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro consolador, a fim de que esteja para sempre convosco", (João 14:16).

            CONSOLADOR significa advogado ou assistente em questões jurídicas. Num contexto mais amplo, significa uma pessoa que provê encorajamento, conselho e força.
            Jesus antes de ir para o Pai deixou uma promessa gloriosa aos seus discípulos. Ele precisou fazer isso por pelo menos dois motivos:
1 - Deus sempre tem um propósito com as suas promessas, e esta estava relacionada com o momento e com os dias, anos e séculos vindouros.
2 - A ausência de Jesus seria sentida, portanto Ele não poderia ir para o Pai sem antes confortar seus seguidores quanto à continuação de sua presença no meio deles. Ele mesmo disse que nos enviaria o “outro” consolador, alguém como Ele mesmo que, que depois dEle, continuaria o ensino e o testemunho que Ele começou. (João 16:7-15).

            A promessa de Jesus era clara - ele rogaria ao Pai para que enviasse um "consolador substituto" que estaria para sempre com seus discípulos, sendo que este seria igual a ele em essência e poder. Jesus falava do Espírito Santo. Você sabe quem é o Espírito Santo?
            O Espírito Santo é a 3ª pessoa da trindade divina, portanto Ele é Deus. Ele possui os mesmos atributos e faz as mesmas obras que Deus faz. Sua característica principal é o fato de fazer de cada um de nós sua moradia em particular. Apesar de ser Deus, Ele faz de nós um lugar ideal para sua habitação, (tabernáculos humanos), (1ª Coríntios 6:19). Ele é pessoal, amigo, conselheiro, consolador e guia. E por ser pessoal Sua obra é realizada de forma pessoal.
            A obra do Espírito é glorificar a Jesus Cristo, mostrando aos seus discípulos quem é Jesus, (João 16:7-15), e o que Jesus significa para eles, (Romanos 8:15-17 e Gálatas 4:6).
            O pleno Ministério do Espírito começou no Pentecostes, depois da Ascensão de Jesus ao Céu, (Atos 2:1-4). O Pentecostes marcou o início da era final da história do mundo que terminará quando Jesus voltar.
            A ênfase maior é a vivência do Espírito Santo em nós, (João 14:18). O Espírito nos fará lembrar tudo que Jesus nos ensinou, (João 14:26). Ele é o responsável de nos convencer do pecado, da justiça e do juízo, (João 16:8-11).

            Vamos a partir de agora conhecer o Espírito Santo!
Os Nomes ou Títulos do Espírito Santo
            Vários títulos são usados no Novo Testamento para descrever a pessoa do Espírito Santo. Destacaremos os seguintes:
1 - Espírito - (Pneuma), que significa "vento", e como vento é invisível, não palpável e poderoso, (João 3:8).
2 - Espírito de Deus - Quando Jesus foi batizado nas águas, Mateus relata que o Espírito de Deus desceu sobre ele em forma de pomba, (Mateus 3:16).
3 - O Santo Espírito da Promessa - Jesus ordenou os discípulos a esperar a promessa do Pai, (Lucas 24:49 e Atos 1:4).
4 - O Confortador - Esta palavra deriva do grego "parakleto" e significa alguém que fica ao lado, (junto), que está sempre presente na hora da necessidade, (João 14:26).

Os Símbolos do Espírito Santo
            Ele é representado na Bíblia, como sendo:
1 - Vento - (João 3:8) - No dia de pentecostes um dos fenômenos que marcou a descia do Espírito Santo foi um vento impetuoso, (Atos 2:2).
2 - Fogo - (Mateus 3:11) - Representa a presença e o poder de Deus
3 - Água - (João 7:37-39) - Representa um elemento essencial á vida. Ela sacia, limpa e refresca a alma.
4 - Óleo - (Êxodo 40:9-15) - No Antigo Testamento a unção com óleo representava a presença do Espírito sobre a vida dos sacerdotes, fato que acontece até hoje nos sacerdotes da nova aliança. Esta unção também esteve sobre Jesus, (Atos 10:38).

Os Atos do Espírito Santo
            Espírito Santo é uma pessoa, e como tal possui atitudes e desenvolve seu ministério através de seus atos que passaremos agora a destacar:
a) Perscruta as profundezas de Deus - (1ª Coríntios 2:10) - Ele é a fonte de toda revelação. Ele entende a mente de Deus e nos revela a vontade divina para todas as coisas.
b) Ele fala – (Apocalipse 2:7) - Ele nos fala sobre as coisas que precisamos compreender e discernir da parte de Deus. Fala em nosso espírito, através do nosso coração.
c) Ele intercede por nós - (Romanos 8:26) - Ele habita em nós e nos entende. Ele tem a capacidade de inspirar nossas orações e nos faz entendíveis diante de Deus quando não podemos, não sabemos, ou não conseguimos nos expressar por palavras.
d) Ele nos ensina - (João 14:26) - Ele escreve as verdades divinas nas tábuas de nossos corações. E essas verdades vão transformando a nossa vida dia-a-dia. Além disso, Ele ainda nos faz lembrar de todo ensinamento precioso que Jesus, (nosso mestre), deixou para nós.
e) Ele nos guia - (Romanos 8:14) - A certeza de que o Espírito nos guia, é a convicção que temos, que somos filhos de Deus. Quando Ele nos guia, precisamos ter em mente que Ele tem um propósito espiritual, pois sempre nos levará a experiências que trazem desenvolvimento e maturidade. E isso é crescimento!
f) Ele concede os ministérios na Igreja - (Atos 13:2 e Atos 20:28) - O Espírito Santo revela qual é a chamada de cada um de nós para a obra de Deus, e confirma isto através dos dons que distribui individualmente como lhe apraz.

            Quando cremos em Jesus após recebermos a Palavra, somos selados com o Espírito Santo, (Efésios 1:13), e este selo representa sua presença sobre cada um de nós, uma marca que nos distingue como santos de Deus.

            Que Deus o(a) abençoe!

Pastor Wanderley
Ministério Celular Famílias com Cristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário