Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Os dois opostos

 “Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei”, (Gálatas 5.16-18).

            Como andar no Espírito em meio a tantos atrativos oferecidos pelo mundo nos dias de hoje ?
            Há muitos anos ouvi uma mensagem onde o pastor fez uma ilustração que dizia:
             “Dentro de nós temos dois cachorros, um chamado espírito e outro chamado carne, eles estão em constante briga, e qual deles é o mais forte? A resposta é simples. Aquele que você alimentar melhor!”.
            Essa ilustração deixa bem claro o que devemos fazer. Precisamos alimentar melhor o nosso espírito, e fortalece-lo.
            Mas o verso 16 nos fala de andar em Espírito, mas o que é “andar em Espírito”?
            Eu creio que andar em Espírito é andar em constante comunhão com Cristo é partilhar a presença de Jesus a cada momento. Preciso compartilhar todos os dias, tudo que acontece comigo, ter um relacionamento com Ele.
            O Espírito Santo habita em mim, para que possamos ter esse relacionamento com Jesus, Ele nos mostra a todo tempo como nos desviar das concupiscências da carne. É como andar com alguém o dia todo seguindo os seus passos, fazendo tudo que essa pessoa queira.
            Isso não é fácil, imagine fazer a vontade do outro e deixar a sua vontade de lado. Estamos acostumados a fazer aquilo que queremos, a nossa vontade.
            E para andar em Espírito é necessário deixar o nosso “eu” de lado e fazermos a vontade do Espírito. Jesus mostrou como deveria ser feito, “Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou”, (João 5:30).
            Só há duas formas de viver, ou andamos no Espírito ou andamos na carne, temos uma escolha a fazer, pois é impossível viver das duas formas. Podemos atém pensar que está tudo bem do jeito que está. Posso fazer o que eu quiser, não tem problema algum. “Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom”, (Lucas 16:13). Este verso deixa bem claro que nenhum Senhor aceita ser “passado pra trás”. Um Senhor quer exclusividade.
            Para andarmos em Espírito precisamos pedir a Jesus que habite em nós, que queremos fazer a Sua vontade. Se você tem esse desejo, não pense que vai ser fácil, pois não vai. A nossa carne será tentada em todo o tempo, e parece que aquilo que não devemos fazer é o que nos dá mais prazer, Paulo já dizia: “Porque o que faço não é o que quero; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço”, (Romanos 7:15). Vemos aqui que mesmo Paulo tinha a dificuldade de fazer o que Deus queria.
            Mas se andarmos em Espírito temos um recompensa: Não andamos debaixo da lei.
            Isso não significa andarmos fora da lei, mas que não precisamos da lei para nos conduzir, ou seja, não precisamos ser punidos por ela.
            Que Deus nos abençoe, e nos permita andarmos em Espírito.

Pastor Wanderley

Ministério Famílias com Cristo
http://familiascomcristo.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário