Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Fazer a diferença

(João 4:4-44)


            Jesus se encontra com uma mulher samaritana. O que chama atenção aqui é a reação dessa mulher após seu encontro com o Mestre, pois os samaritanos não conversam com os judeus.
             Aquela mulher ficou tão maravilhada com Jesus, que após o encontro foi um verdadeiro exemplo de cristã, de uma missionária.
            Ao sair de perto de Jesus, ela disse a todos, tudo que havia lhe acontecido, sem medo, sem timidez, sem pensar na reação dos outros e muitos que estavam ali, foram também ter um encontro com Jesus e o melhor, creram nEle.
            Assim acontece conosco ao encontrarmos Jesus em nossas vidas, queremos que todos também possam conhecê-Lo. Conhecê-Lo intimamente, não só de ouvir falar, não só de vê-Lo em outras vidas, não só contando experiências de outras pessoas.
            E Ele, o próprio Deus quer que VOCÊ tenha suas próprias experiências com Ele para assim, poder contagiar a todos, a ponto deles sentirem o desejo de conhecê-Lo.
             Devemos ter amor pelas almas, sem hipocrisia, sem preconceito de raças, estilos, classes sociais...Amar, simplesmente amar! Amar a Deus, amar a obra, amar ao próximo.
            Não julgar, mas aceitar as diferenças. Jogar fora todo o vão tradicionalismo que muitas vezes teima em prevalecer.
            Amar e servir a Deus sem medida, pois Ele não MEDIU seu amor por nós permitindo que Seu filho fosse castigado por todos. Não MEDE seu amor por nós, perdoando e nos aceitando como filhos quando, arrependidos, clamamos e recebemos Seu perdão.
            O tempo da Lei já passou, vivemos no tempo da graça. Não temos barreiras para alcançar a todos com a palavra de Deus. O problema é quando o próprio cristão se torna barreira, NÃO falando de cristo, NÃO sendo sal, NÃO sendo luz, NÃO fazendo diferença alguma, NÃO revelando, e pelo contrário, omitindo a verdade de Deus.
             Muitas vezes agindo como "agente secreto" por receio de ser julgado por amigos, família, pessoas... Deixando de ser nós mesmos, se "engravatando" e sendo conhecido como cristão somente por nossas vestimentas e por carregar uma bíblia...
             Verdadeiramente não é esse tipo de cristão que causa impacto, que muda e conquista uma geração. Não é esse tipo que agrada a Deus.
             Devemos ter como exemplo, a atitude dessa mulher samaritana e tantos outros servos e servas de Deus que a bíblia nos relata. Exemplo maior ainda, JESUS CRISTO, o qual devemos sempre nos espelhar e em todas as situações difíceis nos questionar: O que faria Jesus?
             Buscar de Deus ousadia, intrepidez, sabedoria, amor, autoridade, discernimento, relacionamento íntimo e sincero, enfim, ser cheio do espírito e FAZER A DIFERENÇA!

“No entanto está chegando a hora e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura", (João 4:23).
Pastor Wanderley
Ministério Celular Famílias com Cristo

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A embriaguez que cega o discípulo

"Mas também estes erram por causa do vinho, e com a bebida forte se desencaminham; até o sacerdote e o profeta erram por causa da bebida forte; são absorvidos pelo vinho; desencaminham-se por causa da bebida forte; andam errados na visão e tropeçam no juízo", (Isaías 28:7).


             Existem coisas que podem nos tirar dos ministérios estabelecidos por Deus para cada um de nós, e a capacidade de ver de forma clara e distinta qual a vontade de Deus para nossa vida. Por muitas vezes, deveríamos fornecer direção ao povo, e acabamos errando, porque alguma coisa nos turva a mente.
            São diversos os tipos de embriaguez que podem produzir tal efeito sobre os ministérios. Vamos conhecer alguns, a fim de pedirmos ao Senhor que, mediante o encher constante do Espírito Santo, nos livre deles. “E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito”, (Efésios 5:18).

1 - A embriaguez provocada pelo ORGULHO.
            Nos leva a pensar de nós mesmos além do que convém, e, com isso, a dirigir mal o povo. “Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um”, (Romanos 12:3).

 2 - A embriaguez provocada pela SOBERBA.
            Leva a uma exaltação que acontece como reação de nossa natureza humana aquilo que nos é revelado, e que faz com que nos comportemos como os porta-vozes de Deus para a geração presente. “E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar”, (2ª Coríntios 12:7).

 3 - A embriaguez provocada pelo TRADICIONALISMO.
            O tradicionalismo é uma doença que ataca todos os segmentos da Igreja: há um tradicionalismo tradicional, um tradicionalismo pentecostal, um tradicionalismo renovado, um tradicionalismo restaurado, etc.
            “E ninguém tendo bebido o velho quer logo o novo, porque diz: Melhor é o velho”, (Lucas 5:39), que nos impede de enxergar os propósitos de Deus em criar algo novo, “Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo”, (Isaías 43:19).

4 - A embriaguez provocada pela IGNORÂNCIA.
            Que nos priva de uma revelação. O grande problema relacionado com a ignorância não está na ignorância em si mesma, mas antes em ignorarmos a ignorância. Quando sabemos que não sabemos, então há esperança. Mas quando, em nossa ignorância, nos consideramos possuidores de todo o conhecimento, então podemos ter a desagradável surpresa de nos imaginarmos ricos e abastados, quando o Senhor nos conhece como miseráveis, pobres, cegos e nus. “Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas”, (Apocalipse 3:17-18).

5 - A embriaguez provocada pelo PRESENTE SÉCULO.
             Ofusca nossos olhos e nos impede de ver o caminho que o Espírito Santo está apontando à igreja. “Porque todas as nações beberam do vinho da ira da sua prostituição, e os reis da terra se prostituíram com ela; e os mercadores da terra se enriqueceram com a abundância de suas delícias”, (Apocalipse 18:3); numa referência à Babilônia, que aqui representa profeticamente o sistema que domina o "presente século". Quando a igreja, que absolutamente não deve viver como todas as nações, “E disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o têm todas as nações”, (1º Samuel 8:5), começa a conviver com o mundo e a imitar seus padrões e sua maneira de ser, então se produz essa embriaguez terrível que, em última análise, rouba do povo de Deus sua própria razão de existir sobre a terra.

             Existem ainda outros tipos de embriaguez, vamos ficar com estes cinco, e atentar para nossas vidas, se não estamos praticando nenhum deles, a orientação é para tomarmos cuidado com os tipos de embriaguez que tem assolado a igreja de Cristo.
            Que Deus nos abençoe!
             Amém.

 Pastor Wanderley

Ministério Celular Famílias com Cristo

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Fazei Discípulos

“E, tendo-o achado, o levou para Antioquia. E durante um ano inteiro reuniram-se naquela igreja e instruíram muita gente; e em Antioquia os discípulos pela primeira vez foram chamados de cristãos”. (Atos 11:26).

            A igreja primitiva era uma igreja de discípulos. E esta igreja nos trás um exemplo de como conquistar. Nosso papel é ensinar a guardar os mandamentos de Cristo. Enquanto a igreja não guardar estes mandamentos ela terá problemas.
            É preciso a igreja voltar ao início de tudo, resgatar o mover do Espírito. Tudo que aconteceu na igreja primitiva deve fazer parte da igreja atual.
            Discípulos são pessoas comprometidas com o Reino e que tem aliança com o Senhor.
            Este texto de Atos nos trás a realidade de uma igreja discipular, “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra”, (Atos 1: 8), observe bem, “ser Suas testemunhas”, e isso só é possível quando somos discípulos.
            Ser cristão não é freqüentar uma igreja qualquer, ouvir e estar em uma igreja, hoje está aqui, amanhã está lá... O cristão não é aquele que quer estar satisfeito com o que ouve, ele quer sugar o que pode.
            Mas aí está o problema, pois está se alimentando, (“está gordo”), mas não está gastando esse alimento, (energia).
             Porém nem toda igreja é uma igreja de discípulos.
            O discípulo do Senhor é sobrenatural, ele não vive do dia-a-dia, mas vive do Espírito Santo. E vivendo do Espírito Santo, ele procura estar unido com os irmãos, tendo tudo em comum, “E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum”, (Atos 2:44), e ele gosta de estar com os outros, o cristão quer atenção, já o discípulo dá atenção.
            Ser discípulo é seguir o mestre, é saber de fato quem é Jesus.
            Discípulo é ser aprendiz, aquele que segue os ensinamentos de um mestre.

         Todo discípulo é...:

Chamado:

            É ser chamado para estar com Ele. Jesus só tem discípulos chegados. E somos chamados a caminhar com Ele. Ele não ensina à distância. E em Seus ensinamentos há descanso.
            Jesus não perdeu tempo em chamar os seus discípulos e isto é uma dica importante para nós. E o caminho desse chamado começa no monte da Oração. “E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus. E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos: Simão, ao qual também chamou Pedro, e André, seu irmão; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote; e Judas, irmão de Tiago, e Judas Iscariotes, que foi o traidor”, (Lucas 6:12-16). Jesus orou, e depois chamou os doze.
            Discipulado é proximidade, é relacionamento íntimo, é comprometimento. Seguir significa prontidão, é estar pronto a seguir.

Feito:

            Discípulo é feito, não é “pego” pronto. Discípulo não se encontra pronto, é feito. Quando estamos dispostos a sujeição, aí vemos as coisas acontecerem. Servir é mais que obediência.
            E o discípulo só sabe fazer porque foi “feito” para fazer.
            O discípulo nasce pela oração. Sem oração não acontece o chamado verdadeiro.
            Ser discípulo é ser chamado e designado.
             Discípulo chamado e escolhido tem um propósito. E a “Coroa da Vida é para aqueles que investem no reino”, não só financeiramente.
            O discípulo que permanece é aquele que é “feito”. “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém”, (Mateus 28:19-20).
            Deus nos confiará pessoas para cuidar.
            Você é um discípulo, e está pronto para fazer discípulos parecidos com Jesus?
            Que Deus te abençoe e te faça a cada dia um discípulo parecido com Jesus.

Pastor Wanderley
Ministério Celular Famílias com Cristo

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Sabe o que lê ?

 “E levantou-se, e foi; e eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros, e tinha ido a Jerusalém para adoração. Regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías. E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro. E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês? E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse”. (Atos 8:27-31).

           Entende o que lês ?
           Esta pergunta normalmente é fácil de ser respondida.
           Quando lemos uma revista, um jornal, tudo que está escrito nos parece cotidiano, algo que sabemos do que se trata. Mas observe bem, quando você lê um livro de química, se você não é da área, ou mesmo informática, se você não conhece nada de computadores, parece tudo muito estranho.
           Vemos que o Eunuco, apesar de ser alguém estudado e de muito conhecimento, pois era o mordomo-mor de uma rainha, não estava entendendo o que lia. Precisou de alguém que pudesse o ajudar.
           Muitos textos da Bíblia, quando lemos nos parece estranho e de difícil entendimento, pois precisamos entende-lo de forma espiritual, como nos diz o Apóstolo Paulo, “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”, (1ª Coríntios 2:14). A Bíblia é um livro, mas não um livro comum, mas um livro que revela vida, se lemos apenas com os olhos naturais, como diz o Apóstolo Paulo, vai nos parecer loucura, e não vamos entender nada, como o Eunuco, mas se procuramos lê-la com os olhos espirituais, o Espírito Santo de Deus vai nos mostrar o que o texto diz.
           Após a explicação de Filipe, o Eunuco passou a entender o que estava escrito, e como entendeu, aceitou aquelas palavras para sua vida. Pois a Palavra de Deus, quando é entendida nos traz vida, e vida em abundância. Muitas pessoas acreditam que sabem o que está escrito na Palavra de Deus, porém, sabem, apenas as “letras”, mas não o conteúdo, pois o conteúdo traz transformação.
           Que o Espírito possa te revelar o “conteúdo” da Palavra de Deus e que você possa entender o que lê.

Pastor Wanderley

Ministério Celular Famílias com Cristo