Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Olhando meus erros

Por que vês o cisco no olho de teu irmão, e não reparas na
trave que está no teu próprio?” (Lucas 6:41).

            Existe um ditado popular que diz “o macaco nunca enxerga o próprio rabo”. Quando cresci e me converti, observei que há uma verdade neste dito popular - é sempre mais fácil perceber erros nos outros do que em nós mesmos.
             Quando negligenciarmos a correção necessária na nossa vida, estamos cometendo dois erros: o primeiro é deixarmos de crescer como ser humano, porque através da correção somos aperfeiçoados; e segundo, prejudicamos ou magoamos alguém, que em muitas vezes poderia ser uma bênção na nossa vida.
            E quando deixamos de crescer, no futuro teremos ficaremos para trás. Seja por frustração, ou por não acompanhar aqueles que amamos em maturidade. Devemos crescer na nossa vida espiritual, sua edificação é tão importante quanto o crescimento dos ossos é órgãos internos.
            E se prejudicamos ou magoamos alguém de alguma forma, podemos impedir ou mesmo retardar o seu crescimento pessoal. Isso acontece porque mágoas e ofensas são mais prejudiciais do que parecem, especialmente quando não é na nossa pele, (pimenta no olho dos outros em mim não dói). A pessoa que recebe a ofensa ou magoa sempre sente mais que a pessoa que ofendeu ou magoou.
            Não chegar a ponto de estar sendo neuróticos, mas precisamos prestar atenção aos nossos defeitos, falhas, limites e principalmente nossas fraquezas. Se dermos a devida e proporcional atenção a isso, seremos menos chatos com os que estão ao nosso redor, e também seremos aperfeiçoados. E isso vai ser muito bom para todos.
             Nosso desafio como cristãos é ser semelhantes a Cristo, e Ele "crescia na graça e no conhecimento".
            Faça este pedido a Deus: "Senhor, eu quero estar atento às minhas falhas e quero ajudar meus irmãos sem criar neles um sentimento ruim."

Pastor Wanderley
Ministério Famílias com Cristo

segunda-feira, 27 de junho de 2011

UMA PALAVRA DE VIDA

 A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser
tentado pelo diabo. E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta
noites, teve fome. Então, o tentador, aproximando-se disse: Se és o
Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães.
Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o
homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus”.
(Mateus 4:1-4).

            Jesus falou uma palavra que está escrita, “... nem só de pão viverá o homem, mas de tudo que procede da boca do Senhor viverá o homem”, (Deuteronômio 8.3). A fórmula é simples para vivermos uma vida de vitória, vivermos por aquilo que Deus nos fala e não pelos nossos cinco sentidos naturais, (olfato, tato, paladar, visão e audição). Jesus disse ao diabo “a Palavra”, precisamos também viver pela Palavra de Deus.
            Quando andamos na Palavra de Deus vivemos uma vida bem sucedida. Nem tudo que nós vimos ou sentimos é a realidade no mundo espiritual, mas a Palavra de Deus nos torna “sempre” vencedores.
            No Salmo 1, somos exortados a “ter prazer na lei do Senhor e meditar nela de dia e de noite”. Aquele que vive pela Palavra não é abalado pelas coisas do momento ou circunstância que acontecem na vida, mas no tempo certo dará os frutos, pois suas raízes estão junto às águas, ele está bem alimentado.
            Sempre fazemos diversas promessas quando inicia cada ano, e quando chega o final observamos que não cumprimos. Uma boa atitude seria decidir, por um ano de vitória, observando sua vida segundo a Palavra de Deus.
            Nem só de pão viverá o homem, a Palavra de Deus é vida, ela entra no nosso espírito dando vida, dando saúde ao nosso corpo. Nós precisamos da Palavra de Deus, e não é só aos domingos, mas todos os dias, para trazer mudanças em nossa vida.
            Nem sempre sabemos qual o caminho a seguir ! Por isso devemos ficar na Palavra de Deus, guarda-la e a observa-la, “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos”. (Salmos 119.105). Devemos dispormo-nos a ser mais santo diante de Deus, chega de derrotas, a Palavra de Deus não falha jamais, o que Deus fala ele vai cumprir, Deus sempre é verdadeiro.

Para isso devemos considerar:

1 - Aprenda a falar a Palavra de Deus.
            Fale o que Deus fala e não o que o homem fala, “a boca do homem fala do que o coração está cheio” (Mateus 12:34). Você quer enxergar o seu coração ? Então observe o que tem dito. O problema não está na boca, mas no coração. O problema não está na árvore, mas na raiz. O problema está onde ninguém pode ver, no interior e não no exterior. Se disponha a ler a Bíblia, você decorará alguns versículos da Palavra de Deus, falará a Palavra, pois ela fará parte de sua vida.

2 - Quanto tempo você tem separado para meditar na Palavra de Deus ?
             Vemos muitos cristãos falando mais sobre medo, sobre dúvida, sobre doença, sobre o diabo. Quando lemos, devemos anotar tudo que Deus tem nos falado durante as leituras, é necessário ler muitas vezes um texto bíblico para entendermos o que Deus nos quer falar. A Bíblia nos diz para não apoiarmos no nosso próprio entendimento, o entendimento do homem costuma ser muito lógico e o de Deus é bem diferente, “Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te confie no teu próprio entendimento”, (Provérbios 3:5), nem sempre 2+2 são 4 na matemática divina.

3 - Aprenda a agir sobre a Palavra.
            Faça algo e confie no resultado, todos nós enfrentamos tempestades, mas devemos estar firmados naquilo que Deus diz, praticar aquilo que Ele nos garante.

4 - Você pode ter o que você fala.
            “E Jesus lhes disse: Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível”, (Mateus 17:20), olhe bem este texto, se alguém apenas disser ao monte e não se alguém simplesmente orar. É preciso ter atitude e não somente orarmos. Comece a duvidar da dúvida e a crer naquilo que Deus diz. Não  importa  o  que  os outros dizem, ou o que a  circunstância  mostra,  o  que  interessa  é  o  que Deus diz. Se você tem orado por fé, pare agora ! Pois “a fé vem pelo ouvir, ouvir a Palavra de Deus”, (Romanos 10:17). Pode passar céus e terra, mas a Palavra não passará, se proponha a ler toda a Bíblia em um ano, decore versículos na semana. Faça isso, não seja preguiçoso, medite na palavra !!!

“Filho meu, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos
inclina os ouvidos. Não os deixes apartar-se dos teus olhos;
guarda-os no mais íntimo do teu coração. Porque são vida para
quem os acha e saúde, para o seu corpo”. Provérbios 4.20-22

            Que Deus o abençoe a cada dia.

Pastor Wanderley

Ministério Famílias com Cristo

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Quem devemos amar ?

“Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos
maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos
maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso
Pai que está nos céus”, (Mateus 5:43-44).

            Esta palavra de Jesus é o que diziam os mais antigos diziam, e não o que a Palavra de Deus dizia, pois o Antigo Testamento nunca nos disse para odiarmos alguém, mas para amarmos a todos, sem acepção de pessoas.
            É muito fácil amar os que nos amam, o difícil é amar quem nos faz mal, quem nos prejudicou, quem é o nosso concorrente ou adversário, amar os que não nos amam.
            Este amor que Jesus fala não é amor por emoção, de sentimento, carnal, e sim o amor ágape, que mostra atitude, que faz algo de bom pelo próximo, é o amor divino e não humano.
            Quando não amamos o nosso próximo, nós é que somos prejudicados, tendo problemas de saúde, (stress, problemas cardíacos, etc), amargura, tudo isso rouba a nossa paz, e ficamos prisioneiro de sentimentos ruins. Nossos relacionamentos com os homens se quebram e o relacionamento com Deus também.
            Quando lançamos bênçãos, somos mais abençoados que o nosso próximo, pois Deus faz com que estas bênçãos venham sobre nós de alguma forma. Somos beneficiados quando começamos a amar as pessoas, somos tomados por sentimentos de misericórdia e compaixão e, as pessoas podem contemplar os milagres de Deus em nós e através de nós.
            Isso que Deus nos pede não é algo impossível. Amar aos nossos inimigos pode ser difícil, mas Deus sempre pode nos capacitar. Alem do mais, perdoar e amar o nosso próximo trás cura e reconciliação. Devemos desejar ter um coração conforme o coração de Deus.
            Reter o perdão trás estagnação à nossa vida, inclusive na área espiritual, pois enquanto não perdoamos também não somos perdoados por Deus. “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas”, (Mateus 6:14-15).

O que precisamos fazer para aprender amar nosso próximo ?

            Devemos começar orando, primeiramente por nós mesmos. Devemos falar a Deus o que temos vontade de dizer e fazer pelo nosso próximo, (mesmo que sejam coisas ruins), e pedirmos ajuda divina para amá-lo conforme a vontade de Deus e para que Ele venha transformar nosso coração.
            Depois devemos orar pelas pessoas que não conseguimos amar, dizer a Deus que abençoe esta pessoa, que abençoe sua família e quer que Ele as guarde. Aprender a ter empatia pelo seu próximo. É bom saber se colocar no lugar das pessoas antes de julgá-las e é bom olhá-las com os olhos de Deus. Ele não despreza ninguém.
            Confessar a nossa própria culpa. Não importa se erramos 5% e o outro os 95% restante. O que importa é que nós podemos ter feito algo que entristeceu, magoou e que gerou sentimentos ruins no coração de outra pessoa e é preciso reconhecer nossas falhas.
            Aprender a imitar a atitude de Jesus na sua crucificação. Em meio a tantos sofrimentos Ele não deixou de amar os seus inimigos. Temos que ser como a Cristo, sermos seus imitadores. “E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso”, (Lucas 23:43).

            Nós como homens, seres humanos, somos essencialmente maus, capazes de fazer as maiores barbaridades. Se não as cometemos é porque Deus tem nos concedido a graça.
            Deus nos amou, mesmo antes de nos arrependermos de nossos pecados. Então, também deveríamos amar nossos inimigos e deixar Deus agir em nossas vidas. Devemos amar, não importa a quem, mas amar.
            Que Deus nos abençoe.

Pastor Wanderley
Ministério Famílias com Cristo

quarta-feira, 8 de junho de 2011

O CASAMENTO NO SENHOR

“A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo que o seu marido
vive; mas, se falecer o seu marido fica livre para casar com quem
quiser, contanto que seja no Senhor”. (I Coríntios 7:39).

            Essa expressão “casar-se no Senhor” é usada pelo Apóstolo Paulo nesse texto, referindo-se à mulher viúva, que é livre para casar-se com quem quiser, desde que seja no Senhor. O casamento só vale a pena se for no Senhor. Um cristão que não se casa no Senhor está correndo sérios riscos.
            Não pense que freqüentar uma igreja evangélica e ter um pastor celebrando uma cerimônia faz um casamento no Senhor! Não.

            Há duas condições que possibilitam afirmar que um casamento é constituído no Senhor.

1 - Quando os cônjuges têm os corações inclinados a obedecer a Deus.

            O divórcio, infelizmente, é algo cada vez mais comum na sociedade. Não faltam opiniões para explicar este fato. Mas o que Jesus Cristo ensinou sobre a causa principal do divórcio? “Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim”, (Mateus 19:8), Observe: a falta de corações inclinados a obedecer a Deus resulta na falência dos relacionamentos conjugais!
             Corações fechados para Deus impossibilitam Jesus de atuar no lar. “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo”, (Apocalipse 3:20), revela o apelo do Senhor em prol de que os crentes o recebam no íntimo de suas vidas. Crentes que somente vivem uma casca de religiosidade são incapazes de se casarem no Senhor.
            Neste tipo de casamento, onde Deus atua, cada pessoa está preocupada em executar seu papel de acordo com os princípios estabelecidos pelo Criador, “Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor”, (Colossenses 3:18), observe bem o uso da expressão “no Senhor” pelo Apóstolo Paulo.

2o. Quando os cônjuges fazem do casamento uma oportunidade de servir melhor.

            Um casamento cristão significa a união de forças, de zelo, de cuidados em prol de uma vida cristã mais refinada. O personagem da parábola dos convidados para as bodas, “...Casei, e, portanto não posso ir”, (Lucas 14:20), que se escusou dizendo “Casei”, portanto não posso ir, estava muitíssimo longe de ter um casamento no Senhor.  Se o seu casamento privá-lo de servir ao seu Deus, por favor, não diga que o Senhor está neste negócio!
            O texto “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante”, (Eclesiastes 4 : 9 e 10), bem retrata os efeitos de um casamento ideal para um servo de Deus. Num casamento no Senhor há cuidado espiritual mútuo, edificação, ministração, e o resultado não gera dúvidas.

            Em que condições está o seu casamento ? O seu casamento está firmado no Senhor ?
           
            Que Deus os abençoe e firme o seu casamento.

Pastor Wanderley
Ministério Famílias com Cristo

quinta-feira, 2 de junho de 2011

A Restauração

“E, chegando às nações para onde foram, profanaram o meu santo nome,
pois se dizia deles: Este é o povo do Senhor, e tiveram de sair da sua terra.
Mas eu os poupei por amor do meu santo nome, que a casa de Israel
profanou entre as nações para onde foi. Digam, portanto à casa de Israel:
Assim diz o Senhor Deus: Não é por amor de vocês que eu faço isto,
ó casa de Israel; mas em atenção ao meu santo nome, que tendes profanado
entre as nações para onde fostes; e eu santificarei o meu grande nome,
que foi profanado entre as nações, os quais profanaram no meio delas;
e as nações saberão que eu sou o Senhor, diz o Senhor Deus, quando eu for santificado aos seus olhos. Pois vos tirarei dentre as nações, e vos
congregarei de todos os países, e vos trarei para a vossa terra. Então
jogarei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas
imundícias, e de todos os vossos ídolos, vos purificarei. Também vos
darei um coração novo, e porei dentro de vocês um espírito novo; e tirarei
da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.
Ainda porei dentro de vocês o meu Espírito, e farei que andem nos meus
estatutos, e guardem as minhas ordenanças, e as observem. E habitareis
na terra que eu dei a vossos pais, e vocês serão o meu povo, e eu serei
o vosso Deus. Pois eu vos livrarei de todas as vossas imundícias;
e chamarei o trigo, e o multiplicarei, e não trarei fome sobre vocês;
mas multiplicarei o fruto das árvores, e a novidade do campo, para
que não mais recebais o opróbrio da fome entre as nações. Então vos
lembrareis dos vossos maus caminhos, e dos vossos feitos que não
foram bons; e tereis nojo em vós mesmos das vossas iniqüidades e
das vossas abominações. Não é por amor de vocês que eu faço isto,
diz o Senhor Deus, notório vos seja; envergonhem-se, e confundam-se
por causa dos vossos caminhos, ó casa de Israel. Assim diz o
Senhor Deus: No dia em que eu purificar vocês de todas as vossas
iniqüidades, então farei com que sejam habitadas as cidades e sejam
edificados os lugares devastados”. (Ezequiel 36:20-33).

            O povo de Israel estava perdido e Deus usou a vida de Ezequiel para trazer o povo de volta aos caminhos do Senhor.
            E por haver o povo profanado o Nome do Senhor, foram obrigados a deixar a terra.
            E o Senhor, através de Ezequiel diz ao povo, “que os estava poupando, por amor do Seu Santo Nome”, não por amor aos homens, ao povo de Israel, que por causa da contaminação do mundo, estavam distantes de Deus, mas Deus se preocupa, naquele momento, com o Seu Santo Nome, que estava sendo sujado pelo povo, e isso O entristecia. E Deus tomou atitudes.

            Primeira atitude – “e eu santificarei o meu grande nome”, (v. 23).
            Para que o mundo saiba que eu sou Deus, e também separarei o meu dentre as nações, e vos darei uma terra separada, onde derramarei água pura e ficareis purificados.

            Segunda atitude – “Também vos darei um coração novo”, (v. 26).
            Para mudar de uma vida normal, para uma vida espiritual, um coração duro, de pedra, para um coração de carne, sentimental, onde estará o Espírito do Deus vivo. Coração esse que guarda os estatutos e as ordenanças de Deus. Para assim habitar na terra prometida.

            Terceira atitude – “Pois eu vos livrarei de todas as vossas imundícias”, (v. 29).
            É o Senhor quem nos livra das nossas iniqüidades. Quando tentamos por nós mesmos, nada conseguimos, mas quando o Senhor toma atitude, quando o Senhor quer realizar, quem somos nós?

            E o que ganhamos com essas atitudes de Deus?
- Multiplicação nos frutos da nossa árvore.
- Novidade no nosso campo.
- Não somos mais humilhados.

            E lembrar-nos-emos dos maus caminhos, da maldade, e teremos nojo de nós mesmos, das iniqüidades e abominações contra o Senhor.

            Mas o Senhor diz: “Não é por amor de vocês que eu faço isto, diz o Senhor Deus, notório vos seja; envergonhem-se, e confundam-se por causa dos vossos caminhos, ó casa de Israel”, (v. 32).
            Mas é para termos vergonha de nós mesmos e para que não confundamos os dois caminhos, o bem e o mal.

            E completa, “No dia em que eu purificar vocês de todas as vossas iniqüidades, então farei com que sejam habitadas as cidades e sejam edificados os lugares devastados”, (v. 33).
            Esse é o dia, é hoje, é hoje que o Senhor deseja mudar seu coração.

Pastor Wanderley
Ministério Famílias com Cristo