Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

05 – Conhecendo Deus – Seus atributos Morais

ATRIBUTOS MORAIS DE DEUS.

            Os atributos morais, também são encontrados na personalidade do ser humano, porém, só DEUS os possui, no mais alto grau, ou seja, num grau inatingível e insuperável. Deus nos criou e comunicou esses atributos ao nosso ser, mesmo que em medida infinitamente menor.
            Os atributos morais de DEUS mostram seu modo de agir.
            Os atributos morais de DEUS são: SANTIDADE, JUSTIÇA (RETIDÃO), AMOR, BONDADE, MISERICÓRDIA, FIDELIDADE, porém, vamos falar de apenas três deles:

A - SANTIDADE.
            A santidade de DEUS é a capacidade que só DEUS tem de ser totalmente SANTO. Deus é santo porque Ele é separado das suas criaturas. Está exaltado sobre elas, pois possui infinita majestade. Neste sentido, ele é único. Ninguém pode ser santo como Deus é, pois ninguém pode ser separado acima e além de tudo. No entanto ele deseja que sejamos santos, “Mas, como é santo aquele que vos chamou sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo”, (1ª Pedro 1:15 e 16).
            DEUS é santíssimo, “E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória”, (Isaías 6:3); “E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir”, (Apocalipse 4:8).

B – JUSTIÇA - (RETIDÃO).
            A justiça de DEUS é a capacidade que só DEUS tem de ser totalmente justo, (reto), “Então se humilharam os príncipes de Israel, e o rei, e disseram: O SENHOR é justo”, (2ª Crônicas 12:6); “Ele mesmo julgará o mundo com justiça; exercerá juízo sobre povos com retidão”, (Salmo 9:8); “Naqueles dias Judá será salvo e Jerusalém habitará seguramente; e este é o nome com o qual Deus a chamará: O SENHOR é a nossa justiça”, (Jeremias 33:16); “Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé”, (Romanos 1:17).


C - AMOR.
            O amor de DEUS é a capacidade que só DEUS tem de ser totalmente amor, “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”, (João 3:16). A Bíblia diz que Deus é amor. O amor é a essência de Deus, ou seja, Ele não pode existir sem ser amor.
            “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”, (Romanos 5:8), neste texto temos uma clara demonstração do amor de DEUS.
            Deus compartilhou o seu amor com os homens na forma de um dom supremo, “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor”, (1ª Coríntios 13:13), e deseja que todos amem tanto a Ele quanto ao próximo, “E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”, (Mateus 22:37-39). Quem não ama não conhece a Deus, “Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor”, (1ª João 4:7-8), e quem ama a Deus deve amar a seu irmão.

Que Deus o(a) abençoe!

Pastor Wanderley

Ministério Celular Famílias com Cristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário